terça-feira, 12 de março de 2013

The League (2009)


Necessariamente apelativa para quem já tenha jogado alguma Fantasy League (aqui ou aqui, para citar links de culto por cá). A série homónima retrata cinco amigos nos seus mid-30's, e o curso da vida nesses anos, com mulher, filhos e relações, lido com um humor maduro e mundano ao mesmo tempo. Todo o universo é, obviamente, subjugado ao torneio virtual, com os personagens, principais e secundários, e o próprio dia-a-dia, a viverem na lógica viciante da competição.

Pete (Mark Duplass) é o vencedor crónico da Liga, e divorcia-se no piloto da série. Kevin (Stephen Rannazzisi) faz par com Pete, de melhores amigos e de núcleo, e tem na entusiástica mulher Jenny (Katie Aselton) o braço direito para gerir a equipa. Ruxin (Nick Kroll) é a raposa, um competidor voraz, ainda que constrito a agradar à sua mulher-troféu. Andre (Paul Scheer) é solteiro, o mais rico e o mais ingénuo, e o permanente escape humorístico para o grupo. Taco (Jon Lajoie) é o mais novo, sempre rodeado de mulheres e sempre a leste do mundo, liga incluída. Os dois últimos são os personagens mais elaborados, mas, no global, os três primeiros (mais Jenny, refira-se) é que são a estrutura da série, os mais carismáticos e cativantes.

Juntos plasmam uma química de valor, numa comédia que se situa num momento mais tardio do que é o modelo das séries de amigos do mercado. The League não deslumbra instantaneamente, mas vai sempre em crescendo, e é facto que, no fim da primeira temporada (6 episódios com os habituais 25 minutos), assemelha-se a empatia. O seu grande trunfo é usufruir de um tipo de piadas muito pouco plásticas, muito genuínas, típicas das entranhas e das infantilidades de um grupo de amigos de muitos anos, e isso valoriza-a bastante. A season 4 acabou em Dezembro, e a série já voltou a ser renovada.

Sem comentários: