domingo, 17 de junho de 2012

Haja Portugal


Os golos do Pauleta em Eindhoven. O penalty do Figo no último minuto nas Antas. O golo extraterreste do Maniche em Alvalade. A batalha de Nuremberga.

Nos últimos 10 anos, pusemos os holandeses fora de três competições internacionais. Não os deixámos ir ao Coreia-Japão, e ganhámos uns quartos e umas meias-finais nos quatro anos seguintes. A par do ingleses, não há coisa que nos corra melhor.

Eles são sempre gigantes, claro, vão tendo uma e outra constelação, mas nós temos química com os holandas. Não há nada que eles possam fazer. Hoje, só temos de honrar essa tradição.

O Euro não tem sido um paraíso. A preparação foi desconfortável, o arranque ingrato, e no fim do jogo com a Dinamarca estávamos com um pé fora. O melhor jogador do ano tem sido só humano, e sentimo-nos incertos, vulneráveis, sentimos que nos falta qualquer coisa. Está nas nossas mãos.

É que, ao contrário do próprio adversário, a Selecção não está partida emocionalmente. Temos um grupo muito bom e generoso, mérito de quem o orienta. Temos alguns dos melhores do mundo, temos espírito, nervo e talento para mais. Temos Ronaldo para mais, e precisamos dele. Precisamos de uma Selecção confirmada, ganha, plena e à altura das coisas maiores que estão para vir.

Nunca ficámos nos grupos de um Europeu, nunca falhámos num grupo da morte, e esta equipa é boa demais para essa cruz. Hoje está nas nossas mãos ser a Selecção que podemos ser.

Haja Portugal.


P.S. - Parte da bola está do lado de Paulo Bento. Depois de dois jogos com o mesmo onze, há que saber ler. Custódio, acima de todos, é uma opção lógica e necessária. Perante um ataque de luxo, é vital ter um trinco forte pelo ar, agressivo, que equilibre, e apoie os centrais.

Na lateral-direita, Miguel Lopes é mais duro e mais alto do que João Pereira, defende melhor, e é menos imprudente. Faria muito jeito.

Num jogo em que é previsível que não tenhamos bola durante bastante tempo, é inócuo ter Postiga numa lógica de apoios que não vão chegar, como se viu contra a Alemanha. Nélson Oliveira impõe-se: joga em profundidade, arrasta a equipa, dá-lhe dimensão.

Paulo Bento tem a palavra. Que acerte, seja como for. 

Sem comentários: