terça-feira, 12 de junho de 2012

EURO, #5: Rússia e Polónia, duas certezas


Polónia-Rússia, 1-1

Grande jogo, a confirmar mais duas belas selecções no torneio.

Os polacos foram uma excelente surpresa. Não os tinha visto na abertura, e esse jogo ficou manchado por uma série de casos, pelo que não contava ver uma equipa tão atraente. À semelhança da Ucrânia, por exemplo, a Polónia é uma selecção discreta, mas bastante fiável, de ideias claras, e que respira saúde. Assente numa defesa muito forte, é, depois, no momento de transição que a equipa se transcende: poucos toques, muita velocidade, e está o ataque a fazer mossa. Apesar da Rússia ter outro nível, e aspirações e qualidade para mais, os polacos foram mais perigosos, e o remate sensacional de Błaszczykowski trouxe a justiça que o jogo merecia. Num grupo que ficou hoje aberto, a Polónia merece alimentar aspirações de fazer a surpresa.

A Rússia não teve o deslumbre da goleada inaugural, mas não engana: a equipa de Advocaat é verdadeiramente senhorial em posse, e consegue monopolizar o jogo durante muito tempo. Depois, tem uma vasta elasticidade táctica, que a torna capaz de ser quase tão competente no contra-ataque como em ataque continuado. Hoje, os russos não foram perfeitos - foram mais susceptíveis do que seria de esperar ao ataque polaco, e não tiveram inspiração suficiente para abrir a defesa do adversário -, mas o recorte e a naturalidade do seu jogo chegou a impressionar. O grupo está baralhado, mas a Rússia está num patamar acima dos adversários, e será uma grande surpresa se não estiver nos quartos-de-final.

Polónia - Lewandowski (23 anos, Borussia) é um ponta-de-lança impressionante. Tem físico, mobilidade, e o remate fácil dos grandes avançados, além de que é forte a jogar de costas. Muitas vezes sozinho, foi suficiente para ter a defesa russa sempre em esforço. Polanski (26 anos, Mainz) é um box-to-box com uma facilidade brutal para chegar ao ataque. Teve um golo anulado e outra grande oportunidade. Błaszczykowski (26 anos, Borussia) materializou o contra-ataque polaco, com o seu pique impressionante, e ainda marcou um golo de levantar o estádio. Finalmente, numa defesa muito dura, Perquis (28 anos, Sochaux) mostrou ser um central fortíssimo, com um talento especial para cortes tecnicamente difíceis.

Rússia - O experiente meio-campo do Zenit deixa água na boca. Denisov (28 anos), Shirokov (30) e Zyryanov (34) são um tiki-taka em miniatura: toque curto, paciência e critério. São a matriz do futebol da equipa, os seus guardiães e grandes intérpretes. Aos 28 anos, Zhirkov provou, na lateral-esquerda, o crime que é andar pelo Anzhi. Continua a ser quase um extremo, e foi o mais repentista dos russos. Nem sempre feliz nem bem acompanhado, Arshavin continua a fazer a diferença no último terço.

Grécia-Rep. Checa, 1-2
Grande surpresa, em prejuízo da Grécia. Os homens de Fernando Santos tiveram mais um jogo atípico, com dois golos sofridos nos primeiros 6 minutos!, e nova arbitragem penalizadora (golo mal anulado), e ficam agora obrigados a ganhar à equipa mais forte do grupo para seguir em frente. Só vi parte do jogo, e nem checos nem gregos impressionaram. A equipa de Bílek tem todo o mérito pela maneira como entrou em campo, e como se aguentou depois do frango de Cech, mas mostrou pouco. Na retina, o lateral-direito Selassie (25 anos, Slovan Liberec), muito ofensivo, e que faz a assistência para o 0-2. A Grécia não foi feliz, e teve o tal golo mal anulado, mas, no global, nunca mostrou engenho que lhe valesse muito mais. Pela amostra de hoje, as duas melhores equipas do grupo estiveram no outro jogo.

Sem comentários: