sexta-feira, 8 de junho de 2012

EURO, #1: Mãe Rússia


Falhei infelizmente os jogos de abertura, mas cumpriram-se as sensações antecipáveis: uma grande Rússia e uma Grécia fiável.

Polónia 1-1 Grécia
Resultado muito bom para os gregos, que voltaram a sobreviver ao sempre impactante jogo de abertura com um anfitrião, e, neste caso, a uma grosseira arbitragem caseira, que lhes custou uma expulsão injusta e um penalty por marcar. Pelo resumo, a Polónia entrou com a disposição que se exigia, marcando primeiro e ficando em superioridade numérica; com tudo a perder, a equipa de Fernando Santos deu uma demonstração de compostura, e acabou por só não dar a volta devido a um penalty falhado por Karagounis. Como em 2004, os gregos estragaram a festa, e parecem favoritos a seguir em frente.

Rússia 4-1 Rep. Checa
Verdadeiro festival russo, a confirmar as melhores expectativas que a preparação já fazia adivinhar. É verdade que o adversário foi o mais confortável do grupo, mas a equipa de Advocaat não fez por menos, com Dzagoev a assumir-se como primeira figura da competição, e Pavlyuchenko a assinar um dos golos da jornada. Mais do que estar à altura do que se lhes exigia, os russos brilharam, e deram um grande passo pontual e emocional rumo à vitória no grupo. Contra a Polónia, é normal que garantam a passagem aos quartos.

Sem comentários: