quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vítor Pereira e Jesus: deviam ir embora, mas faz sentido que fiquem


Ainda é cedo para dizer com certeza, mas é, pelo menos, bastante provável que Porto e Benfica mantenham os seus treinadores. Em Portugal, é surpreendente. Os portistas odeiam Vítor Pereira, porque o título foram miúdos, e não pagou a humilhação no resto e o futebol sofrível; os benfiquistas fartaram-se de Jesus, e não lhe perdoam mais um ano de derrotas, egomania, e incapacidade para aprender com os erros. Se a decisão fosse dos adeptos, nenhum deles ficava, e não posso dizer que os adeptos não tenham razão.

Já aqui disse várias vezes que Jesus é o melhor treinador que vi no Benfica. O problema é tudo o que acabou por se perder nestes dois anos, este último desmoronamento em especial. Jesus voltou a perder porque foi incapaz de evitar que a equipa se voltasse a desfazer mentalmente na hora H, e, no global, porque foi arrogante, ostracizou quem não devia, e porque voltou a não ser inteligente ao abordar os adversários. Jesus foi, de longe, o grande artífice de tudo o que de bom o Benfica alcançou nestes três anos. Infelizmente para ele, e para o Benfica, é também o maior culpado pelos fracassos. Como li há tempos no Lateral Esquerdo, Jesus tem capacidade para ser campeão as vezes que quiser. Mas se continua a não aprender com os próprios erros, então o mais provável é que continue a perder.

Vítor Pereira é só fraco. Deve orgulhar-se da forma como a equipa se transcendeu nos jogos grandes que lhe salvaram a época, mas o título é muito mais da estrutura do que seu. Numa prova de regularidade, a máquina Porto será sempre competitiva, e, no fim, é indiscutível admitir que também usufruiu do demérito adversário. No resto, foi uma época desgastante, com um futebol desencantado, jogadores aquém da forma, casos, e saídas penosas de todas as Taças. Pior, ficou a sensação de que, este ano, qualquer um teria ganho naquela cadeira. É irónico que Vítor Pereira seja o campeão e se discuta a sua competência, e que, do outro lado, esteja um Jesus que perdeu duas vezes, mas cuja qualidade não está em causa. Porém, é essa a realidade.

Tanto Porto como Benfica podiam fazer melhor se mudassem, mas, ainda assim, faz sentido que não mudem. É bom não esquecer que a mudança é delicada, e que há coisas a perder. No Benfica, porque se conseguiu muito com Jesus, e coisas que o clube já não estava habituado a ter. Com todas as falências, há uma excelente equipa criada, que, para o ano, começará em pé de igualdade com o rival. Não é pacífico mexer nisso, nem arranjar outro que o garanta. No Porto, porque é assim que se funciona. Toda a gente pediu a cabeça de Vítor Pereira, mas, no fim, a postura inabalável de Pinto da Costa e dos pares entregou mais um título. No Porto não se decide da rua, e essa estabilidade paga. Despedir um treinador campeão era pôr tudo isso em causa.

Saberemos em breve. A minha aposta é que o risco não vá compensar.

Sem comentários: