quarta-feira, 30 de maio de 2012

Séries 11-12: Raio-X


The Walking Dead 2, parte 2
Teve um único pecado: ter querido ser hollywoodesca no penúltimo episódio. Depois da monumentalidade de fim da primeira parte da temporada, a bitola estava alta, e a série correspondeu com mais uma fortíssima mão de episódios. Se dúvidas houvesse, The Walking Dead é mesmo a melhor série da actualidade. Só falhou, realmente, o excesso de espectáculo do clímax, ainda que o desenlace do season finale tenha sido bom, e aberto grandes perspectivas para o que está para vir. Sensacionais os desempenhos de Andrew Lincoln e Jon Bernthal.

Game of Thrones 2
Mais uma temporada de nível alto, como era de prever. A série respira grandiosidade e uma indiscutível capacidade para cativar, e, individualmente, a temporada foi colossal para o soberbo Peter Dinklage, e para o venerável Charles Dance. Ficam, contudo, em espera algumas linhas fortes da primeira temporada, e esta denota alguma dificuldade em concretizar um ou outro episódio. Também ao contrário da season 1, o tradicional episódio-clímax desiludiu um pouco, fruto de uma realização sofrível, na primeira grande batalha. As expectativas seguem, porém, muito altas.

Downton Abbey 2
Teve algumas dores de crescimento como sequela, isto é, não foi tão natural como a primeira temporada, tão bem pensada e ponteada, e algumas narrativas perderam-se aqui ou ali. O resultado global, no entanto, continuou a ser muito bom, com a reverência do romance que lhe é tão característica a ter os horrores da guerra como pano de fundo. Temporada magnífica para Michelle Dockery, muito bem secundada pelos veteranos Jim Carter e Maggie Smith.

How I Met Your Mother 7
As últimas duas temporadas foram uma desilusão. A série perdeu a frescura, a simplicidade, quis ser muitas coisas grandes ao mesmo tempo, e gastou-se. Sobrava alguma expectativa para perceber as nuances do fim da season 7, mas manteve-se a redundância, a insistência em narrativas que já vimos vezes de mais. HIMYM é a melhor sitcom que já vi, foi o meu Friends, mas, como House, não soube sair.

Modern Family 3 e The Big Bang Theory 5
Grande temporada para ambas. Estão bem e recomendam-se. Acho que Modern Family ganhou os prémios antes de os merecer, mas hoje é uma comédia de fino quilate, com uma identidade própria, que dá gosto ver. Sem presunção nem grandes malabarismos, afirmou o seu espaço plenamente (ainda que o fim de temporada tenha sido um pouco recheado de mais). A Big Bang há que reconhecer o mérito de manter a chama, e continuar a estender-se imperturbável no tempo. A história evoluiu, mas de uma forma inteligente e subtil, sem exageros, e, no fim da season 5 (muito bem conseguido) conserva-se no auge, ainda com muito para dar.

The Amazing Race 20 e Survivor 24
Opostos. Não acabei Amazing Race, não por peculiaridades da temporada, mas porque a série tem uma durabilidade reduzida, e acaba por maçar. Tinha visto duas temporadas antes, e foi inevitável a sensação de mais do mesmo. Survivor, pelo contrário, é um vício inapagável. Depois da brilhante season 23, mais uma temporada ligada à máquina, com excelentes personagens e um óptimo jogo. Não há reality-tv que se lhe compare.

Os melhores da temporada 11/12

1 - The Walking Dead
4 - Game of Thrones
5 - Downton Abbey
6 - Modern Family
7 - The Big Bang Theory
8 - Boss

1 comentário:

Duarte Caires de Faria disse...

Eu não consigo nem posso acompanhar tantas séries como só tu o fazes, mas no que toca a Game of Thrones II, que para mim tornou-se na melhor série (na junção das até agora duas séries) que alguma vez vi(diga-se poucas; e dificilmente comparável com outros estilos).

Depois de o título da primeira série ter deixado muito no ar, só no final da segunda começa a concretizar-se (numa visão mais prática).

Tenho de concordar com o fracasso parcial da primeira grande batalha, que até começou relativamente bem, mas que rapidamente e quase instantaneamente tornou-se num final imediato.

Contudo mantém-se o poder do mistério, e a junção dos vários vértices aguçam a curiosidade...
seja do norte...
seja do sul...
seja nos 7kingdom's...