segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Médios que têm vindo adaptam-se mais ao nosso jogo"


"Não tem sido opção. Não pelo seu valor, não pelo rendimento - que tem sido bom -, mas porque entendemos que os médios que têm vindo à selecção preenchem uma série de características que vão mais de encontro à nossa forma de jogar. Quer do ponto de vista ofensivo, quer do defensivo."

Paulo Bento à TVI, há dois meses

Hugo Viana ficará, com toda a probabilidade, fora do Europeu. Mesmo assim, pelo melhor médio do campeonato, não deixa de valer a pena esperar até ao fim.

Paulo Bento nunca foi um treinador fácil. É um general por natureza, de pavio curto, sempre um tanto ou quanto distante dos jogadores. Mesmo assim, conservou um perfil empático. Com ele é pouco provável lidar-se com mal entendidos, toda a gente joga com as cartas em cima da mesa, sabe com o que contar. É justo que se debata até que ponto uma postura tão susceptível ao choque é rentável em alta competição, mas a verdade é que Bento tem cumprido sempre, e em locais tão delicados como um Sporting mendicante, e uma Selecção em polvorosa, que ao segundo jogo da qualificação já via o Euro muito negro.

Se a Selecção estava melhor com Bosingwa e Ricardo Carvalho? Estava. Mas, com tudo o que foi exposto, sou capaz de dizer que Bento tem provavelmente razão em ambos os casos, o que é bem melhor do que Queiroz com Deco-Pepe-Nani, ou mesmo do que com Scolari e Baía. Hoje, não discuto Bosingwa e Ricardo Carvalho. Hugo Viana, pelo contrário, é coisa que me ultrapassa. Ele e Bento chegaram a ser, imagine-se, colegas de equipa. Mais tarde, diz-se que foi Bento a vetar o seu possível regresso a Alvalade. Não sei se há ou não passado, ou se a decisão de Bento é mesmo meramente técnica, mas o resultado é criminoso, seja qual for a causa. Viana tem inteligência, leitura, classe, experiência, e um perfil cordato, fora o pormenor que é aquele prodigioso pé esquerdo. Em cima disso, tem uma época excepcional, que devia dispensar explicações. Em que universo não reúne ele as características que vão de encontro à nossa forma de jogar? Como é que pode ficar ele de fora em benefício de Veloso, Micael ou Carlos Martins, quando esses, além de lhe serem inferiores em quase tudo, fizeram épocas tão discutíveis?

Viana não só cabe nos 23, como seria titular de caras. Deixá-lo de fora é o tipo de luxo a que não nos devíamos poder dar.

P.S. - Na defesa, espero Sílvio ou Eliseu, em vez de Nélson. No ataque, a confirmação de Nélson Oliveira. Hélder Barbosa por Varela, pela disparidade de épocas, mereceria consideração.

Sem comentários: