segunda-feira, 5 de março de 2012

The Girl with the Dragon Tattoo


Grande injustiça terem ficado tanto o filme como Fincher à porta dos Óscares.

The Girl with the Dragon Tattoo é um dos filmes mais distintos de 2011. A história é a de um jornalista de investigação (Mikael Blomkvist, por Daniel Craig) que é contratado por um velho bilionário para investigar o homicídio de uma sobrinha sua, num caso com mais de 40 anos. Para o efeito, esse irá recorrer aos préstimos de uma detective peculiar (Lisbeth Salander, por Rooney Mara), uma jovem brilhante, mas socialmente inapta, e com um passado problemático.

O filme é absolutamente cativante, e o seu estilo gore choca-nos tanto quanto nos agarra ao ecrã. É negro, na essência e no ambiente (para o que contribuem os cenários escuros e gelados da Suécia), tem misticismo (os detalhes da história envolvem a Bíblia), carisma, nervos, violência, sexo, enfim, é surpreendente, agressivo, e vai aos limites para nos provocar.

Em paralelo com a investigação, cruzam-se as histórias dos protagonistas, como um peso evidente para a personagem de Rooney Mara, que rouba o desfecho do filme. Grande adaptação de Steve Zaillian (que esteve em altíssimo nível este ano, assinando, igualmente, Moneyball), à trilogia do sueco Stieg Larsson. Só fica a faltar um fim melhor ponteado, que não quisesse arrebanhar tantas coisas, como, por exemplo, querer fechar a história de Daniel Craig, que abre o filme.

Depois do filme bacoco que fez no ano passado - The Social Network -, o grande David Fincher está de volta. The Girl with the Dragon Tattoo é um espectáculo visual permanente, filmado com a tensão e o negrume que lhe são tão característicos. É tudo tão pesado quanto poderoso, sempre com requinte, e tem o dom de deixar-nos pregados ao ecrã durante umas pouco comuns 2h40. Mantenho uma relação de amor-ódio com Fincher (Se7en, Benjamin Button, The Game vs. Fight Club, The Social Network, Zodiac), mas quando acerta, acerta em grande. É bom tê-lo de volta ao que faz melhor.

Daniel Craig equilibra o filme, mas o ás de trunfo é, obviamente, a performance extraordinária de Rooney Mara. A nova-iorquina leva tudo à frente no primeiro grande papel da carreira: é poderosa, imprevisível e, às vezes, até arrepiante, fazendo-nos entranhar toda a sua estranheza. Brilhante.

Steve Zaillian e David Fincher já se comprometeram para o resto da trilogia Millennium, como é conhecida, e o próximo filme - The Girl Who Played with Fire -, está previsto para o Inverno de 2013, apesar da falta de unanimidade sobre o primeiro filme, nas críticas e nas bilheteiras, ter levantado algumas dúvidas sobre a sequela.

The Girl with the Dragon Tattoo não é só um filme bom a todos os níveis: o negrume, a violência e a intensidade fazem dele, indubitavelmente, um dos maiores filmes do ano.

8/10

Sem comentários: