segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Foram os Globos


Argumento para Woody Allen foi todo ele a vitória da noite! Numa cerimónia dominada pela concorrência, o seu 2º Globo era uma improbabilidade grande, e coloca-o em posição privilegiada para atacar o 3º Óscar de argumento da carreira. Allen já é o único homem a ter ganho Melhor Argumento Original por duas vezes; agora, está na dianteira para bater o seu próprio recorde. Ao nível da lenda viva que é.

Claire Danes viu a brilhante performance em Homeland reconhecida, e foi o outro motivo de vivas, bem secundada pelo segundo Globo de Peter Dinklage. E ficamos por aí, porque The Artist arrasou Midnight in Paris e Brendan Gleeson, por quem torcia severamente, e Clooney deixou Pitt outra vez a zeros, ainda que a química brutal de ambos tenha sido das coisas grandes da noite. Como se esperava, sem ver The Descendants, The Artist e Hugo, não se faz farinha. Estão no topo da watchlist, mais The Iron Lady, só para saber se Streep foi mesmo melhor que Viola Davis, e Tintin, que obviamente já devia ter sido consumido.

Em Série e Actor Drama, resultados agridoces: Homeland é, de facto, uma série sensacional, e não se discute que o venerável Kelsey Grammer mereça ganhar um Globo; mas reforço que a estreia da primeira não foi superior à afirmação de Boardwalk Empire, e que a inquietação insuportável de Damien Lewis (Homeland) merecia mesmo o Globo deste ano.

Gervais foi, como é sempre, tudo o que um anfitrião deve ser nestas coisas: inteligente, ácido, provocador, incontornável. Um espectáculo dentro do espectáculo, uma mais-valia absoluta. Pena não existirem mais do seu nível. Isso e que lhe tenham cortado tempo de antena este ano. Oxalá a Academia aprendesse qualquer coisa, tendo em conta que ainda considera Eddie Murphys deste mundo como primeira escolha para os Óscares. Vá lá que o universo encaminhou Billy Crystal para dar conta do recado.

Por fim, a vénia ao enorme Morgan Freeman: Seven, Million Dollar Baby e, acima de todos, The Shawshank Redemption, que teve direito à maior sequência do seu vídeo de homenagem. O prémio-carreira para um grande senhor, um dos primeiros que considerei meu actor favorito.

Foram os Globos, daqui a um mês há mais.

Sem comentários: