sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Coisas que merecem



"A Associação de Telespectadores considerou a série "O último a sair", da RTP, como o melhor programa de 2011. A distinção foi atribuída a «uma sátira inteligente aos 'reality shows' (...) uma ideia original, o que é raro nos canais portugueses", considerou a ATV."
via JN

"O Último a Sair" nunca gozou de reconhecimento da população em geral, nunca foi inteiramente compreendido, e perdeu em audiência, sem apelo nem agravo, para toda a concorrência. Esta distinção não muda nada em relação a isso. Celebra, no entanto, a singela homenagem de fazer notícia daquele que foi, sem sombra de dúvida, o programa de humor mais criativo que me lembro de ver na televisão portuguesa.

Vi-o muito menos do que ele merecia, e é por causa de desleixos como o meu que o entretenimento televisivo em Portugal é o que é. Devíamos todos tê-lo valorizado mais, visto mais na tv e menos no youtube, seguido mais, consumido mais, porque "O Último a Sair" foi o humor no seu alto nível, arrojado, provocante, negro e original. Tudo ali valia a pena, era fresco e delicioso, obra, em boa parte, do génio notável de Bruno Nogueira. Até o formato nunca ninguém tinha visto à frente. Escandalizou, foi desconsiderado, até mal-tratado. O seu legado, no entanto, como o prova o tempo, vai prevalecer.

Sem comentários: