quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O caso Ricardo Carvalho


Não sei se meteria as mãos no fogo por algum jogador numa situação semelhante. Mas por Ricardo Carvalho pensaria duas vezes.

À parte o facto de ser o melhor defesa-central que vi jogar, Carvalho sempre pareceu muito longe de um criador de casos. Não me lembro de qualquer incidente ao longo da sua carreira, tal como não tenho memória de qualquer manifestação de homem truculento, impulsivo ou complicado de lidar.

Numa palavra, Carvalho sempre foi uma materialização de classe. O que é tanto mais notável na posição onde joga. Sempre teve um perfil sóbrio e cordato, inspirador de confiança, tal como sempre foi um líder em todos os clubes onde jogou, com a fiabilidade própria de um.

Por tudo isto foi absolutamente chocante ouvir que decidiu abandonar um estágio da Selecção, renunciando à mesma em definitivo. Pior, alegadamente porque não seria titular no jogo com Chipre.

Há pouco mais de um ano, na casa dos horrores em que a Selecção se tinha tornado, não me surpreenderia. E não hesitaria em dizer de que lado estava a razão. Mas isso foi noutra vida, e quem manda agora é alguém que não posso desconsiderar. Tinha esperança que alguma explicação razoável caísse do céu, mas Paulo Bento fez hoje a derradeira cisão: disse que Carvalho desertou, traindo os colegas e o país, e que só o fez por perder a titularidade. Tal como disse que, com ele, Carvalho nunca voltará à Selecção.

Não se compreende. Bento disse que nem chegou a falar com ele, Carvalho garantiu, em comunicado, que nunca se sentiu tão humilhado, depois de um treino em que jogou do lado dos suplentes. Sem a influência de factores externos, e sendo o que parece, é impensável e desolador. Mau para Portugal, que perde o patrão da defesa e aquele que ainda era um dos melhores centrais da Europa; pior para Carvalho, que será lembrado não por ter sido um dos melhores defesas a vestir aquela camisola, mas por ter saído pela porta dos fundos, amuado, retorcido e muito mais pequeno do que alguma vez foi.

Sem comentários: