sexta-feira, 10 de junho de 2011

Imagine the Impossibilities



Tem sido o vício dos últimos tempos. Fringe foi inventada, entre outros, por uma lenda chamada J.J. Abrams, o criador de A Vingadora e de Perdidos, e segue uma divisão do FBI que se encarrega de investigar uma série de crimes perturbadores, relacionados com o avanço galopante da ciência e do conhecimento humano.

Como em Lost, o sustento da história é indelével. Não posso garantir se tem alguma ligação, mesmo que ténue, à realidade científica, mas, ao longo dos episódios, são-nos apresentadas inúmeras teorias, que abordam uma verdadeira infinidade de campos científicos, como sugere o genérico, e que são de um deslumbre inegável. Há alturas em que as questões são a mais, e ao fim dos 20 episódios não podemos dizer que não ficaram muitas pontas soltas, mas Fringe aborda o desconhecido de forma elegante, subtil e, definitivamente, cativante.

O elenco ajuda. Anna Torv é a protagonista e, como principal investigadora, consegue ter uma intensidade notável. Além disso, apesar do seu papel não ser sedutor por definição, a australiana é de uma beleza quase hipnótica.

Joshua Jackson é o escape do clima habitual de tensão, num perfil de galã que lhe assenta bem. Interpreta um sobredotado que se vê envolvido na Divisão por ser o único elo de ligação com outro verdadeiro génio e peça central da acção, no caso, o seu pai.

John Noble (o Denethor de O Senhor dos Anéis) é uma verdadeira sumidade científica, profundamente envolvida em experiências secretas de ponta no final dos anos 70. Começa a série retido há 17 anos num hospital psiquiátrico, e num limite de demência, sendo resgatado porque os eventos que começam a acontecer estão directamente ligados às investigações a que deu início, mais de 20 anos antes. O filho é o garante da sua estabilidade mental e seu assistente. O Dr. Walter Bishop é, indubitavelmente, a personagem mais transcendente e poderosa de Fringe, carregando consigo um misticismo genuíno de génio assombrado.

Lance Reddick (The Wire), como responsável máximo pelo departamento, e Kirk Acevedo, o chefe de operações, são outras personagens indispensáveis.

Acabei de ver a primeira das três temporadas realizadas até agora, e a quarta já foi garantida pela FOX. Para quem quiser mergulhar na ficção científica, Fringe é irrecusável.

Sem comentários: