sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tudo fácil


Domínio avassalador do Pistolero até agora.

Esquecendo o caso de doping em que está envolvido, que só terá sentença no início de Junho, vale a pena fazer uma vénia a mais uma performance magnífica de Contador. Os adversários directos - Scarponi e Nibali, a correrem "em casa" - têm sido amassados, e foi constrangedora a forma como hoje, na segunda grande etapa até agora, se conformaram com a luta pela prata, pouco depois do espanhol ter disparado. Com 2/3 da prova corridos, e mesmo com uma ponta final de loucos, que oxalá proporcione uma luta com fulgor pelo top 10, só uma catástrofe lhe tirará mais uma grande vitória. Menchov e Sastre têm sido uma desilusão, Kreuziger, Arroyo ou Rodriguez também andam em serviços mínimos, e são underdogs como Rujano e Gadret (que fizeram o pódio hoje no Grossglockner) quem tem animado mais a corrida.

A armada portuguesa tem passado ao lado. Bruno Pires saiu no 4º dia, depois da morte arrepiante de Weylandt, Manuel Cardoso mostrou não ter tarimba para sprints a este nível, e Tiago Machado, com três quedas pelo meio, só tenta sobreviver nos 40 primeiros, o que é muito curto para um chefe-de-fila. Machado não tem conseguido acompanhar os maiores, já falhou numa fuga, e o cenário não é meigo para o que falta, ainda que, com a geral perdida, seja de esperar que não se despeça sem tentar novamente a sorte numa etapa de montanha.

No resto, duas grandes vitórias para o prodigioso Cavendish, ao sprint, mais uma prestação cheia de mérito para o veterano Petacchi, que também conseguiu um triunfo. Menção ainda para um excelente Giro de Ventoso. McEwen foi uma desilusão.

A ver se ainda há espaço para o espectáculo nas 8 etapas que faltam, com 5 Altas Montanhas e 1 Crono-escalada.

Sem comentários: