segunda-feira, 23 de maio de 2011

A lenda


40 golos na Liga das Estrelas, recorde absoluto do melhor campeonato do Mundo. 53 em todas as competições, recorde absoluto do maior clube do Mundo. Primeiro homem a ser Bota de Ouro nos dois melhores campeonatos do planeta.

Fala por ele. Ronaldo vive na era unânime do Barcelona e de Messi, para quem perdeu praticamente tudo até agora. Mais do que isso, a maioria gosta de ver o Real perder, porque o Madrid é o clube da capital e do dinheiro, por oposição ao clube regionalista das causas. Porque é o clube dos galácticos de plástico, dos maus da fita, que tentam roubar vitórias ao futebol encantado criado nas canteras da Catalunha.

Ronaldo tem tudo, rigorosamente tudo, contra ele. Até o certo desprezo de boa parte do país onde nasceu, especialista nessas coisas de menosprezar os seus, que o acha arrogante, insuficiente e insuportável. Mesmo assim, o miúdo que nasceu num bairro pobre da Madeira consegue justificar todos os dias a enormidade que o Real Madrid pagou por ele. Recordes absurdos a um nível quase imparável, como se fosse normal.

Há quase dois anos, num dos primeiros textos deste blogue, escrevi que não tinha a mais pequena dúvida de que Ronaldo seria bem sucedido em Madrid, porque ele, simplesmente, não sabia fazer de outra maneira. Devo dizer que me surpreendeu até a mim. Provavelmente nunca gozará do carinho que é devotado ao rival, mas Ronaldo já é uma lenda. Com o carisma, a personalidade e a capacidade de superação que a Pulga, por mais maradoniana que seja, nunca vai ter.

Sem comentários: