quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Winter's Bone


Winter's Bone é a história duma rapariga de 17 anos que tem de carregar a família às costas, e que se vê na possibilidade de perder a propriedade que lhe serve de sustento, quando o pai, libertado da prisão sob fiança, desaparece misteriosamente.

O filme tem uma envolvência boa (um meio rural, com ligações fortes, e muito passado), e é de gabar o clima sublime de tensão permanente, tal como certos momentos de choque na interacção entre as personagens, que abalam, bem, a aparente acalmia da acção. Contudo, esse mistério que está sempre no ar, acaba por toldar um pouco excessivamente a acção, e tira-lhe fluidez. A dada altura, há muitas coisas por se dizer, e a história torna-se confusa, apesar de, com o aproximar do fim, isso ser parcialmente remediado.

A personagem mais interessante é a de John Hawkes, nomeado para Melhor Secundário. Evolui bem, tem uma presença cativante e um texto bom. De Jennifer Lawrence, 20 anos, nomeada para Melhor Actriz, e uma das surpresas do ano, esperava mais. Parece arriscar pouco, e interpretar sempre pelo confortável.

Winter's Bone é o mais modesto dos dez nomeados a Melhor Filme do ano.

Sem comentários: