sábado, 8 de maio de 2010

África do Sul 2010 - Como deveria ser

Quase dois meses depois de ter escrito como deverá ser a convocatória da Selecção para o Mundial, ainda venho a tempo, a 3 dias, de me antecipar ao anúncio Queiroz. Preparado para toda a crítica e insulto, eram os seguintes 23 que, por mim, deveriam estar na África do Sul. Segue a info-arcaicó-grafia do losango:

---------------------------------------QUIM
---------------------------------------Eduardo
----------------------------------------Hilário

--Miguel------------Ric. Carvalho----------Pepe-----------COENTRÃO
Paulo Ferreira-------Bruno Alves--------CARRIÇO---------Duda

---------------------------------------VELOSO
------------------------------------Pedro Mendes

-----------------Tiago-----------------------------------Simão
----------------Meireles---------------------------------Nani

------------------------------------------Deco
-----------------------------------------Danny

----------------------Ronaldo-----------------Liedson
--------------------MAKUKULA---------NUNO GOMES

Na baliza, a troca obrigatória, para qualquer pessoa que tenha dois olhos na cara, do Rui Patrício pelo Quim. Esta é uma daquelas que não vai acontecer nem que caiam burros do céu, mas também é um caso em que se impõe um espancamento do ceguinho: vai ficar de fora o melhor guarda-redes português da actualidade, depois duma época que fala por si, para ser convocado o jogador mais overrated da história da Academia do Sporting, e possivelmente da história de todas as Academias do mundo. O simbolismo do Patrício no Mundial, pelo Quim, é algo que falará pelo Queiroz, daqui a muitos anos.

Na defesa, outro caso perdido: o 4º central. Nada tirará o Rolando do Mundial, o que também é constrangedor. O Queiroz tinha muito por onde escolher, quer em qualidade pura, como o Carriço, o Zé Castro, ou até o recém-emigrado Sereno, quer mais no físico, com o Tonel ou o Nunes, mas insistiu, desde a primeira hora, num tipo robótico e desengonçado, sem presença nem carisma. Vale, aqui também, simbolicamente, já que graças a deus, o Rolando não deverá fazer nenhum minuto na África do Sul.

À esquerda, surge a minha primeira esperança. Escrevi no post de há tempos que, nos prováveis dois lugares por preencher na cabeça do Queiroz, a sua opção deveria recair num defesa-esquerdo e num ponta-de-lança e, apesar do César Peixoto ter provado ser mais da confiança do seleccionador, acredito que a segunda volta do Coentrão, aliada às gabarolices duma suposta ideia num suposto jogo da selecção B, poderão pesar a favor do titular do Benfica. Não é perfeito na posição, ainda é verde a defender, mas oferece soluções ofensivas muito para lá do que o Duda pode fazer. E viria em alto de forma.

No meio-campo, o caso do Veloso é difícil de prever, porque as variáveis são muitas. Arrisco que o Queiroz não o vai convocar, porque o Moutinho é quase intocável, mas a segunda volta dele foi muita boa, e pode ser sacrificada uma vaga no ataque sem muita sangria (o Edinho, ou Danny, até). Por mim, o Veloso não só estaria nos 23, como seria titular, numa equação em que não haveria espaço para o Moutinho. Reconheço que, sobretudo a confirmar-se o losango, rodagem é o que não lhe falta, e nas 4 posições, até. Acho é que ele é pior trinco que o Veloso e o Pedro Mendes, pior médio interior que o Tiago e o Meireles, pior médio-ala que o Nani e o Simão, e pior 10 que o Deco e o Danny. É um jogador equilibrado, polivalente, mas que não constitui o valor acrescentado que a especialização na posição garante. A vir do banco, como se prevê, não traz quase nada ao jogo.

Para o ataque, deixo a loucura: o Makukula e o Nuno Gomes, nos lugares do Hugo Almeida e do Edinho. O Nuno Gomes está todo fora do Mundial, com zero hipóteses de ir, mas, mesmo tão ausente na época do Benfica, é um jogador com um passado óptimo em grandes competições, e que assentava como uma luva no losango do Queiroz. É útil técnica e é útil cérebro, e não vai ser o Edinho a chegar com eles. Quanto ao Makukula, por comparação com o Hugo Almeida, é um jogador pior tecnicamente, que oferece menos apoio e possivelmente menos soluções. Mas, e sublinho este facto, é mais matador que três Hugos Almeidas juntos. Oxalá a Bota de Ouro na Turquia tenha operado algum milagre...

Em suma, casos perdidos à parte, torço para que constem na lista de terça, ao menos o Coentrão, o Veloso e o Makukula. Os outros, perdoai ao Queiroz, que a gente sabe o que a casa gasta.

Sem comentários: